Editora da Sociedade Winnicott

Página inicial > Revistas > Winnicott e-Prints > Números Publicados > Série 1 > Vol. 3 - nº 1 (2004)

Vol. 3 - nº 1 (2004)

quinta-feira 20 de novembro de 2014, por webmaster

Maria José Ribeiro (UFMG, CWSP)
E-mail: mariajpsi@hotmail.com

Contribuições para uma interlocução da obra de D. W. Winnicott e a psicologia na escola

Abstract: This text presents introductory contributions for a conversation between the Theory of Emotional Matureness by D.W.Winnicott and Psychology in the school. Bringing School Psychology near to the psychoanalysis of Winnicott, this work approaches the Theory of Emotional Matureness in the processes of teaching and learning from the meaning of enviroment in human development.

Keys-words: Winnicott, Emotional matureness, Education, School Psychology, Learning

(in portuguese form)

Resumo: Este texto apresenta contribuições introdutórias para uma interlocução entre a teoria do amadurecimento emocional de D.W.Winnicott e a psicologia na escola. Aproximando a psicologia escolar da psicanálise winnicottiana, o trabalho aborda a teoria do amadurecimento emocional nos processos de ensino e aprendizagem a partir do significado do ambiente na formação humana.

Palavras-chave: Winnicott,Amadurecimento emocional, Educação, Psicologia escolar, Aprendizagem