Editora da Sociedade Winnicott

Página inicial > Revistas > Natureza Humana > Normas de publicação

Normas de publicação

quarta-feira 12 de novembro de 2014, por webmaster

1. A revista Natureza Humana publica textos inéditos, bem como estudos de casos clínicos, documentos, acompanhados ou não de apresentações e comentários, traduções de textos clássicos, acompanhadas ou não de apresentações e comentários, e resenhas que tenham ligação direta com a sua temática.

2. Os originais poderão ser enviados em quatro línguas: português, espanhol, inglês e francês.

3. Os autores deverão submeter seus textos com espaçamento 1.5, em letra Times New Roman tamanho 12, teclando “enter” apenas uma vez para mudanças de parágrafos. O tamanho dos originais não deve ultrapassar 30 laudas.
O cadastro de novos autores deve ser feito na plataforma SEER (Open Journal System).

4. Na capa de cada trabalho enviado devem constar: a) o título do trabalho; b) o nome do autor; c) a identificação do autor (que poderá ser usada para publicação); d) o endereço do autor; e) um resumo temático do trabalho, de aproximadamente dez linhas, seguido de pelo menos cinco palavras-chave, ambas as especificações na língua original em que o texto foi escrito, em português e em inglês.

5. Os colaboradores devem seguir, na apresentação de seus trabalhos, a prática editorial da Revista, no que se refere aos padrões de citações, notas de pé de página e referências bibliográficas, referências a artigos, livros, revistas etc. (consulte Padrões Editoriais neste site).

6. Todos os trabalhos serão submetidos (anonimamente) à arbitragem de dois referees. Os artigos não aceitos receberão um parecer científico com a justificativa da recusa. A Comissão Editorial se reserva o direito de enviar um parecer pedindo ao autor que modifique ou reelabore seu trabalho, total ou parcialmente, sem que isto configure o compromisso com a aceitação final do trabalho para a publicação.

7. Com a publicação dos originais, o autor cede automaticamente à Revista os direitos autorais de seu texto.

8. Pedimos aos colaboradores que, nas citações referentes aos textos de D. W. Winnicott, utilizem o padrão de referência estabelecido por Knud Hjulmand (cf. Natureza humana, v. 1, n. 2, 1999 ou Bibliografia Completa de Winnicott neste site).

Descrição dos procedimentos de tramitação dos originais:
Tão logo o material tenha sido recebido, ele é enviado a dois consultores a fim de elaborarem seus pareceres segundo roteiro apresentado abaixo, e dentro do prazo de um mês. Solicitamos que o preenchimento do formulário seja acompanhado de comentários. Após o retorno dos pareceres, estes são enviados para o autor para que sejam levados em consideração os apontamentos feitos. Os nomes dos autores e dos consultores não serão informados em nenhuma hipótese. Toda documentação referente a esses trâmites fica arquivada em nossa secretaria.

Roteiro para parecer:
Aos consultores pede-se que respondam as perguntas abaixo:
1. O material enviado se enquadra na linha editorial da revista?
2. O material enviado especifica claramente seu tema e objetivo?
3. No caso de artigo, o resumo e as palavras-chave são objetivos e fidedignos à proposta apresentada?
4. O material cita bibliografia significativa para o desenvolvimento do tema?
5. O material faz as referências bibliográficas conforme pede a revista?
6. O material se apoia em textos significativos para o tema?
7. O material realiza coerentemente seu objetivo?
8. Há erros de compreensão dos autores citados?
9. Há erros nas citações utilizadas?
10. O objetivo declarado é atingido?
11. O material corresponde a uma contribuição nova e original?
12. O material deve ser revisado em termos estilísticos, ortográficos e gramaticais?
13. O texto é aceitável para publicação? Caso sim, especificar se:
a) em sua forma atual.
b) com algumas revisões.
c) após uma grande revisão.